PORQUE AS PESSOAS REALMENTE SE REÚNEM [independente do estilo de liderança]

Você sabe o que significa a palavra reunião? Originária do latim “reunio”. “Re” (outra vez) e “unio” (unidade, ato de juntar).  Algo como unir novamente.

Quando as pessoas encontram-se, naturalmente ou não, interagem umas com as outras em torno de um assunto, que será o centro da conversa. Sejam elas breves ou longas, sempre existe uma troca de informação durante a comunicação, o que gera aprendizado e conhecimento.

Independente do seu estilo de liderança, entender as principais razões pelas quais as pessoas se reúnem, te ajudará a propor, realizar e participar de reuniões mais eficazes e produtivas!

Por mais que você me diga que fazer reunião é uma perda de tempo [existem alguns experts que concordam com você] não tem como se livrar disso! Os seres humanos se organizam em grupo!  Não propor nenhuma reunião com a sua equipe, é tão maléfico quanto fazer reunir demais. E repito, independente do seu estilo de liderança.

Preocupado com os Resultados da Sua Equipe?

Ebook Revela o passo-a-passo para uma reunião PRODUTIVA

Baixe Agora as 32 Melhores Dicas para uma Reunião Eficaz

Se quando você era criança, ainda não tinha computador em casa, provavelmente acompanhou a velocidade e intensidade com que as redes sociais (grupos de pessoas reunidas em torno de assuntos comuns) tomaram em nossas vidas!

Este artigo propõe que você entenda melhor o porquê as pessoas precisam, querem ou gostam de se reunir!

1)    Segurança:

Sim, o ser humano se reúne em grupo para não se sentir sozinho. J Preencher um vazio interior. Ou seja, incluídos em grupo, nos sentimos mais fortes e motivados a agir.

11033cao

2)    Status:

Manifestamos a “importância” de um grupo e reconhecimento de seus membros quando fazemos parte de um. Você mesmo já deve ter feito parte de um (igrejas, jovens, escoteiros, turma do rock, etc.).  Chegamos a criar rótulos, hábitos, regras e até roupas para garantir o status daqueles que participam.

3)    Auto-estima:

Imagine um lugar onde interagir é a regra, se relacionar é o meio! Até os mais tímidos se sentem valorizados quando vencem desafios, mesmos que pequenos em grupo. Fazer parte de algo “maior”, até mesmo que o próprio indivíduo, nos faz sentir grandes também!

4)    Poder:

Muitos ingressam em grupos para realizar aquilo que não conseguiriam individualmente. Aqui se pode evidenciar até a maneira com que o caráter do outro se desenvolve, muitas vezes beirando ou ultrapassando a dúvida. Ponto a se observar: quando a causa é boa, o poder é positivo.

5)    Associação:

Afinal homens e mulheres são seres sociáveis. Reunir em grupo satisfaz e preenche nossas necessidades sociais. Estar com “a turma”, “a galera”. Alguma dúvida em relação a isso? Lembra-se das redes sociais que já citei anteriormente?

6)    Alcançar metas:

A formação de grupos com diferentes habilidades, conhecimentos, atitudes e uma equipe bem orquestrada potencializa o grupo ou a instituição a alcançar os objetivos da corporação. E o ponto de encontro disso normalmente começa em uma reunião bem conduzida!

Agora que você entendeu o real motivo pelo qual as pessoas se reúnem, identifique seu estilo de liderança, o motivo que te faz convocar uma reunião, e adeque a estratégia a prática. Para te ajudar, escrevi o e-book com 32 dicas para fazer reuniões mais eficazes. Se você ainda não se inscreveu na Lista Vip, clique aqui!

Preocupado com os Resultados da Sua Equipe?

Ebook Revela o passo-a-passo para uma reunião PRODUTIVA

Baixe Agora as 32 Melhores Dicas para uma Reunião Eficaz

Uma Excelente reunião e até a próxima! Se gostou do artigo, ou acredita que possa ajudar outras pessoas, não deixe de compartilhar!

 

 

Assinatura Reunião em Pauta

Participe da Discussão...

Leave A Response

* Denotes Required Field