LEIA ISSO ANTES DE IR PARA SUA PRIMEIRA REUNIÃO (PRA NÃO CHORAR DEPOIS)

A primeira reunião pode ser assustadora! Mas pra tudo tem uma primeira vez, não é mesmo?

Pode ser a primeira reunião de trabalho em equipe, ou a primeira reunião com uma nova equipe! A sensação de estar fora da zona de conforto, encarar algo pela primeira vez, gera questionamentos do tipo: 

O que as pessoas podem estar pensando de mim? Quais as expectativas estão pesando sobre si? Isso pode ser desconfortável, ao ponto de muitas pessoas produzirem graves sintomas de ansiedade.

Mesmo que a sua primeira reunião seja exclusiva entre você e seu chefe, não há motivos para temer.

Este artigo traz dicas que vão te ajudar a entender o que esperam de você em uma reunião! A partir daí, você deve eliminar a ansiedade e enfrentar suas inseguranças! Participe de forma proativa, e terá resultados surpreendentes relacionados a sua imagem e reputação (pessoal e profissional).

Preocupado com os Resultados da Sua Equipe?

Ebook Revela o passo-a-passo para uma reunião PRODUTIVA

Baixe Agora as 32 Melhores Dicas para uma Reunião Eficaz

Dica #1 Sem exibicionismo

Participar de uma reunião é se esforçar para trabalhar de forma cooperativa. Ou seja, você não é o foco da reunião, então não se preocupe em chamar a atenção demais! Trabalhe com inteligência para partilhar informações relevantes ao objetivo do encontro. Resumindo: trabalho em equipe é lei!

jonny

 

Dica #2 Respeito é bom, e todo mundo gosta (já dizia minha mãe)

Respeite todos os participantes do grupo. Ouça-os atentamente. Cuidado com as expressões corporais, principalmente quando seus pensamentos divergem em entendimento com quem está a se comunicar. Lembre-se que você pode estar sendo observado.

 Dica #3 Colaboração

Colabore com o bom andamento da reunião: evite questionamentos que em nada tem a ver com o tema. Jamais inicie ou dê continuidade à conversas paralelas. Manifeste-se de forma sutil quando quiser ter à palavra, e embase seus argumentos sempre relacionados com fatos (evite os ‘achismos’).

Dica #4 Seja objetivo

Na hora de expor suas ideias faça-as de maneira inteligente e objetiva. Se você é novo na ‘arte de se comunicar’, a PRINCIPAL DICA é: prepare-se de maneira extremamente focada para a reunião, e acima de tudo DOMINE O ASSUNTO.

objetivo

Lembra-se das horas que você se dedicava à semana de provas na época da escola? 

Se necessário simule apresentações para amigos ou familiares, ou mesmo treine na frente do espelho em voz alta (funciona comigo).

Acima de tudo, se você é uma pessoa tímida ou tem dificuldades em falar em público: Ficar calado não irá te ajudar! Não desista, persista, até melhorar! Uma analogia clássica é: se você estivesse fazendo uma dieta, e estivesse com dificuldade de eliminar peso. Desistir só te fará engordar, ficou claro?

Acredito que se você leu até agora, entendeu o que as pessoas (e seu chefe) esperam de você em sua primeira reunião!

Minha última dica, e posso considera-la de DICA DE OURO é: Durma bem! 

Acorde e prepare-se com antecedência para a sua primeira reunião. Como num ritual: tome seu banho, escolha uma roupa adequada, confortável e que você se sinta bem. Tome um excelente café da manhã (você sabia que o cérebro é o órgão humano que mais consome energia, pois bem, alimente-se). Chegue com tempo suficiente para respirar profundamente, e saber que:

Só você é capaz de transformar sua primeira reunião em uma experiência produtiva e memorável!

Preocupado com os Resultados da Sua Equipe?

Ebook Revela o passo-a-passo para uma reunião PRODUTIVA

Baixe Agora as 32 Melhores Dicas para uma Reunião Eficaz

Uma Excelente reunião e até a próxima! Se gostou do artigo, ou acredita que possa ajudar outras pessoas, não deixe de compartilhar!

Assinatura Reunião em Pauta

Participe da Discussão...

Leave A Response

* Denotes Required Field