COMO FAZER UMA REUNIÃO DE FEEDBACK POSITIVO

Você sabe o que é feedback? Alguns gestores, gerentes e líderes, confundem muito feedback com crítica ou bronca. Porém feedback é sempre positivo, quando bem aplicado, por que o objetivo é melhorar o desempenho individual de um colaborador.

Você é capaz de dar um feedback positivo? Saiba que toda competência pode, e deve ser desenvolvida através da prática constante de uma habilidade. O resultado será, sem dúvida, uma equipe mais motivada e produtiva.

Você sabe receber um feedback? Ser um bom ouvinte também é fundamental para amadurecer a competência, e poder melhorar a habilidade de dar um feedback positivo.

Na minha experiência com treinamentos, este é um tema que sempre gera muita curiosidade por parte dos líderes e trainees. Além de ser uma poderosa ferramenta de desenvolvimento de lideranças, também é poderosa para manter um trabalho em equipe produtivo, e um time motivado! Interessante você também entender o porquê as pessoas se reúnem.

Para facilitar a sua vida, dividi os ensinamentos em quatro dicas valiosas, para você não errar quando for fazer uma reunião de feedback positivo,  seja ela individual ou em grupo, além de gerar resultados surpreendentes e eficazes com seu trabalho em equipe:

1.Encare o feedback como algo construtivo.

Lembre-se que enquanto existe uma pessoa insistindo em falar com você, é porque ela ainda se importa com você. Se você encara mentalmente esta comunicação como um feedback positivo (por que a intenção é grar resultados positivos) isso irá te ajudar na hora de transmitir a informação.

Se você tem medo que sua equipe não te entenda bem, te julgue, e você mesmo tem dificuldades para receber feedback, irá provavelmente transmitir este ‘medo’ e ‘desconforto’ na sua comunicação verbal, ou corporal.

o-CRYING-CHILD-facebook

2. Seja objetivo:

Feedback positivo visa sempre corrigir ou melhorar um comportamento. Quando for falar, refira-se a um comportamento específico que tenha observado, sem julgamentos pessoais ou generalizações.

Evite criar contextos que nem chegaram a acontecer (previsões negativas) e evite rodeios: isso pode confundir o interlocutor. Ser objetivo não é ser grosseiro, nem seco, é apenas transparecer efetivamente o comportamento que precisa ser melhorado.

3. Comportamento esperado:

Após falar sobre o comportamento a ser corrigido e o motivo, não se esqueça de deixar claro qual é o comportamento desejado. Desta forma você evita brechas para o mal entendido, más interpretações, e diz exatamente a forma com que você espera que seja o novo comportamento, e principalmente, os novos resultados.

4. Seja empático:

Feedback positivo é o que gera resultados positivos, certo!? Porém lembre-se: a comunicação irá com certeza desencadear mecanismos psicológicos na outra pessoa.

É normal, principalmente em pessoas que não estão acostumadas a receber orientações, ou limites comportamentais. Caso o colaborador não reaja bem ou queira discutir, ouça-o atentamente, e nunca dê continuidade ou abertura para discussões. Neste caso, mantenha a calma, e encerre a conversa, finalizando com um resumo do feedback.

Isso fará com que ambos tenham uma pausa para reflexão. Se necessário chame-o para uma nova conversa.

Preocupado com os Resultados da Sua Equipe?

Ebook Revela o passo-a-passo para uma reunião PRODUTIVA

Baixe Agora as 32 Melhores Dicas para uma Reunião Eficaz

Agora que você já conhece o passo-a-passo para fazer uma reunião de feedback positivo, lembre-se que é uma competência a ser desenvolvida. Você sentirá que a prática tornará a comunicação cada vez mais fácil.

Saber dar e receber um feedback positivo, é uma característica que reflete diretamente o grau de desenvolvimento das suas competências de liderança.

Caso ainda não se sinta a vontade, invista no seu desenvolvimento. Leia livros especializados em desenvolvimento de lideranças, coaching, autoconhecimento e gestão.

Independente da sua profissão, trabalho em equipe é algo comum á todos. Não existe uma fórmula mágica, as dicas indicam servem para te orientar, e agregadas à sua reflexão (o que é melhor para aquela pessoa, e pra sua equipe neste momento?) você irá descobri a melhor forma de abordar o assunto, ou seja, dar um feedback positivo!

Uma Excelente reunião e até a próxima! Se gostou do artigo, ou acredita que possa ajudar outras pessoas, não deixe de compartilhar!

Assinatura Reunião em Pauta

Participe da Discussão...

Leave A Response

* Denotes Required Field